domingo, 14 de novembro de 2010

INTENSAS ATIVIDADES NA CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO

XINGUARA:
INTENSAS ATIVIDADES NA CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO
PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma campanha que busca mobilizar e sensibilizar a sociedade para a problemática da violência contra as mulheres. Sua atuação há 17 anos realizado mundialmente traz a conscientização sobre a questão fazendo- se valer os direitos da mulher. O Brasil está na sua sétima edição tornando evidente a diversidade de ações e eventos realizados em todo o território nacional.
E pela primeira vez o Município de Xinguara, abraça esta campanha realizando várias atividades referentes a este movimento. Esta campanha foi pensada por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e a garantia dos direitos humanos que começa em novembro com o dia da Consciência Negra, e se encerra em dezembro com o dia dos Direitos Humanos por destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. Essa conseqüência direta de desigualdade social em que a violência sempre esteve presente ao longo da história da humanidade mostra que as mulheres e grupos desfavorecidos de várias etnias costumam a serem vítimas preferenciais de atos violentos.
A Casa Maria do Pará em Xinguara, em seu primeiro ano, desenvolve um trabalho sem fronteira de conscientização e valorização, possui um atendimento especial prestado exclusivamente as mulheres que sofrem algum tipo de violência o que é um escândalo social e um crime no ponto de vista legal. Foram realizados 150 atendimentos às mulheres vítimas de violência de várias classes sociais e várias palestras de conscientização nos bairros foram realizados informando a população sobre esta questão.
As mulheres vitimadas recebem um acompanhamento psicológico, jurídico, assistência de saúde e terapias para amenizar o sofrimento, pois são várias as formas de expressão de violência e que podem ocorrer tanto na vida pública ou privada de modo ostensivo e declarado, como sutil e invisível.
É por meio da presente campanha que buscamos comprometer a sociedade desta problemática, destacando que a violência contra as mulheres não diz respeito somente a elas, mas a todas as pessoas que acreditam que um vida livre é o primeiro passo para uma sociedade justa e igualitária.
Varias atividades serão realizadas conforme a agenda abaixo:
Dia 16 de novembro
Palestra sobre a Lei Maria da Penha e mobilização para a Campanha do Laço Branco com a Polícia Militar, realizado no auditório da policia às oito horas.
Dia 17 de novembro
Palestra sobre a Lei Maria da Penha e mobilização para a Campanha do Laço Branco para os homens da comunicação, realizado no auditório da policia às dezenove horas.
Dia 18 de novembro
Dia “D” da Não violência contra a mulher, realizado no CRAS em Água Azul, ás catorze horas.
Dia 19 de novembro
Dia “D” da Não violência contra a mulher, realizado em Vila Canadá, ás catorze horas.
Dia 20 de novembro
Dia da Consciência Negra, evento ainda não definido pela Secretaria de Educação de Xinguara.
Dia 21 de novembro
Palestra sobre a Lei Maria da Penha, no centro de Rio Maria ás dezesseis horas


Dia 22 ou 23 de novembro
Palestra com os servidores da saúde em Rio Maria, horário e local a definir.
Dia 25 de novembro
Dia Internacional da Não Violência Contra a mulher – Blitz informativa com jovens e estudantes, na Praça da Bíblia em Xinguara ás dezenove horas.
Dia 26 de novembro
Palestra sobre a Lei Maria da Penha e mobilização para a campanha do Laço Branco com os homens evangélicos e empresários na ACIAPA ás dezenove horas.
Dia 01 de dezembro
Dia Mundial de Combate a AIDS, evento a definir.
Dia 02 de dezembro
Palestra na Vila São Francisco, horário a definir.
Dia 03 de dezembro
Palestra no Distrito de Rio Vermelho, horário a definir.
Dia 06 de dezembro
Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência – caminhada do Laço Branco, concentração na Casa Maria do Pará ás dezesseis horas.
Dia 07 de dezembro
Palestras na Vila São José, horário a definir
Dia 08 de dezembro
Palestras em Sapucaia, horário a definir


Dia 10 de dezembro
Culminância e ato político/ Cine/ Teatro e Sarau na praça Vitória Régia as dezenove horas.
Juarez Queiroz
ASCOM - Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Xinguara
ascompmx@bol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.