domingo, 12 de dezembro de 2010

Curiosidade:
Você sabe quantos Jornais Impressos Circulam Atualmente no Brasil?

Em 2010, acompanhando a boa situação econômica do país no final desta década, a mídia impressa registra números positivos que indicam uma recuperação do setor. De acordo com números da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) referentes a 2008, o segmento de jornais impressos no Brasil é constituído por 4.103 jornais, dos quais 673 são diários. A circulação média diária dos jornais pagos atinge o total de 8 milhões 193 mil exemplares por dia, sendo que um pouco mais de 50% desse total, 4 milhões e 200 mil exemplares/dia são de responsabilidade de jornais afiliados ao IVC – Instituto de Verificação de Circulação, que atesta a circulação declarada pelos jornais, baseando-se em auditagens periódicas. Se considerarmos apenas os números absolutos constata-se que houve um crescimento na venda de exemplares: no ano 2000, quando a crise já atingia o segmento, a circulação nacional, de acordo com dados da ANJ e do IVC era de 7 milhões 883 mil exemplares/dia e em 2009 o total foi de 8 milhões 193 mil (Quadro I, mostra circulação diárias no período de 2000 a 2009).
Apesar de uma oscilação para menor ao longo dos primeiros três anos da primeira década deste terceiro milênio, o segmento aparentemente conseguiu se equilibrar e já registra evidencias positivas de reação. Esta perspectiva de melhora não é compartilhada por Righetti e Quadros (2008), que fazendo uma análise do setor a partir de um recorte, considerando dados estatísticos dos dois maiores jornais do país, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, que apontam para uma queda livre na circulação e na receita dos jornais, dizem:
"Na Folha de S. Paulo, a média diária de exemplares caiu de 606 mil, em 1995, para 308 mil, em 2005, o que significa uma redução de 49%. Essa queda deve-se, sobretudo, à redução do número de assinantes, que diminuíram em 38% no período, passando de 440,3 mil , em 1995, para 272, 4 mil, em 2005. No jornal O Estado de S. Paulo, a circulação passou de 381 mil exemplares, em 1995 para 230,9 mil, em 2005, o que representa uma redução de 39%.Vemos que a redução também está associada à fuga de assinantes, que diminuíram em aproximadamente 45% em cinco anos, passando de 351, em 2000, para 195 mil, em 2005" (RIGHETTI & QUADROS, 2008).
Eles apontam que a queda da circulação e do número de assinantes dos dois jornais está diretamente relacionada com o fato dos leitores terem acesso às informações via internet: "Se antes as assinaturas dos jornais possibilitaram que o consumidor deixasse de ir à banca, hoje ele não precisa ir sequer à garagem de sua casa ou à portaria do seu prédio. O jornal está disposto, eletronicamente, em seu computador. É, simplesmente, uma nova forma de distribuição da informação."
CONVERGÊNCIAS
Desafios do jornalismo na era digital: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/
Por Sérgio Mattos em 7/12/2010 Texto preparado para o V Seminário de Pesquisa CEPOS, realizado em São Leopoldo, na Unisinos, em dezembro de 2010

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