terça-feira, 4 de janeiro de 2011


        

Você Conhece Palmas (Cidade)

Palmas (AFI: [Pal'Mas]) é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuia condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.
Após vinte anos, a população chega aos duzentos mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.
Segunda capital mais segura do Brasil (superada apenas por Natal),[7] é também, a última cidade do século XX completamente planejada,[8] já que a cidade nasceu e foi projetada desde o ínicio para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.[8]
O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter uma ideia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins.[9]



Origem do nome


O seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.[10]
História
Movimento separatista
A história de Palmas remonta inicialmente a 1809 quando um movimento separatista da região de Goiás chamado Vila da Palma foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã.[10]
Nova capital
Somente um ano depois com o desmembramento do estado do Tocantins do estado de Goiás pela Constituição de 1988 é que Palmas finalmente começou a surgir. No dia 10 de janeiro de 1989, a cidade de Miracema do Tocantins é definida como capital provisória do estado. Dia 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autoriza o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado idealizada pelo então governador da época. No dia 6 de março do mesmo ano, por decreto, é criado a Comissão de Implantação da Nova Capital (Novacap) e no dia 20 de maio de 1989 é lançada a pedra fundamental da cidade numa solenidade que reuniu cerca de 10 mil pessoas na Praça dos Girassóis. No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a Teotônio Segurado, primeira avenida da cidade.
Dia 19 de julho do mesmo ano, a Assembleia Estadual Constituinte aprova a Projeto de Lei do Executivo, criando o Município de Palmas, Lei que é sancionada dia 1º de agosto seguinte, quando Siqueira Campos confirma a transferência da Capital de Miracema do Tocantins para Palmas.[11]
Somente em 1º de janeiro de 1990 é que Palmas assumiu sua função de capital do estado, e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade. Porém, as repartições do governo ainda não existiam e não tinham acomodações para alojar o pessoal administrativo.[10]
O primeiro prefeito de Palmas foi Fenelon Barbosa Sales.[12]
Geografia
Clima
Clima quente todo o ano. Apesar de ter algumas variações, são poucas, pois a diferença entre o mês mais quente (setembro) e o mais frio (julho) é de apenas 3 °C. A média das máximas em setembro é de 36 °C, e a das mínimas é de 22 °C, em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C. Assim, a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. O mesmo acontece com julho (mês mais frio), onde a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.O máximo já registrado na capital foram exatos 44 °C.
A distribuição sazonal das precipitações pluviais está bem caracterizada acusando, no ano, dois períodos bem definidos: a estação chuvosa de outubro a abril com temperatura média que varia entre 22 °C e 28 °C, com ventos fracos e moderados e a estação seca nos meses de maio a setembro com temperatura média que varia entre 27 °C e 32 °C e tem como temperatura máxima 41 °C. O mês mais chuvoso é janeiro, quando chove 241 mm, enquanto o mês mais seco é julho, quando chove apenas 5 mm.
] Relevo
O relevo está caracterizado pelas Serras do Carmo e do Lajeado, que constituem um relevo basicamente escarposo, sendo que a cidade se mantêm em uma 'planície' entre a Serra e o lago represado.
Hidrografia
Entre os principais rios e ribeirões de Palmas, destacam-se o rio Tocantins (principal), e ribeirões das Pedras, Taquaruçu, Córrego Macaco e Taquaruçu Grande.
Demografia
População
Palmas possuiu as mais importantes taxas de crescimento demográfico do Brasil nos últimos dez anos, recebendo pessoas de praticamente todos os estados brasileiros, com destaque para os estados vizinhos ao Tocantins. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município atingiu um crescimento populacional de mais de 110% em 2008 comparando com a população residente em 1996, saindo dos 86.116 habitantes para uma estimativa de 184.010 habitantes, segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE.
Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico pelo qual tem passado o município de Palmas de certa forma tem contribuído para a atração de um contingente populacional proveniente de diversas partes do país. Esta corrente migratória se deve à expectativa gerada com o surgimento de oportunidades de negócios e empregos em função da implantação do estado e da capital.
Subdivisões
Além da região do Plano Diretor, e da região de Taquaralto e dos Aureny's (sede municipal), o município de Palmas também possui dois distritos localizados ao longo da rodovia TO-030, sendo estes o distrito de Taquaruçu e o distrito de Buritirana.
Economia
Palmas foi concebida logo após ter sido um centro administrativo, devido a isso possui o setor de serviços mais desenvolvido comparado aos outros setores da economia. A participação da agropecuária na economia palmense é desconsiderada.
A economia é predominantemente formal, formada principalmente por sociedades limitadas e firmas individuais. As micro empresas são as mais comuns no município, sendo que elas compõem mais de 80% das 4 394 empresas palmenses.
A cidade possui quatro distritos industriais, sendo eles o Distrito Industrial de Palmas, o Distrito Industrial Tocantins I, o Distrito Industrial Tocantins II e o Distrito Industrial de Taquaralto. Todos eles ficam localizados às margens das rodovias TO-050 e TO-010.
Hoje Palmas se transformou numa cidade pólo cuja influência econômica e comercial abrange todo o estado do Tocantins, além do sudeste do Pará, do nordeste do Mato Grosso e do sul do Maranhão.
Na cidade, existem agências bancárias dos seguintes bancos: Banco do Brasil (7 agências), Caixa Econômica Federal (6 agências), Banco Bradesco (4 agências, sendo uma do Bradesco Prime), Banco Itaú (2 agências), Banco da Amazônia (2 agências), Unibanco (1 agência), HSBC (1 agência), além do Banco Real (1 agência). Além disso, Palmas também possui cinco terminais de auto-atendimento da rede Banco 24 Horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.