quarta-feira, 22 de junho de 2011

Em Ananindeua, quadra junina começa neste dia 23 de Junho

Com 15 anos de tradição começa hoje (23), a partir das 17h, o Forrónindeua 2011. O estacionamento do Ginásio João Paulo II, na Cidade Nova VII, em Ananindeua, foi todo adaptado para receber quadrilhas juninas de vários municípios do Estado. Serão dez dias de festividade que terá, além da entrega de troféus, cerca de R$ 60 mil em prêmios aos vencedores dos concursos intermunicipal, municipal e mirim de quadrilhas e de misses.

Os municípios de Vigia, Salinas, Santa Bárbara, Mosqueiro, Igarapé Miri, Belém, Marituba, Traquateua, Bujarú, Barcarena, Santa Izabel, Mojú, Soure e Curuçá estarão participando da disputa intermunicipal e já confirmaram a presença de suas caravanas. Entre as atrações do Forrónindeua estão grupos folclóricos e parafolclóricos, Boi-Bumbá e Toadas, e shows musicais com as bandas Fogo Fagô, Forró de Elite, Pula Cerca, Jorge Benner, Banda Fritação e Beto e Leno.

Os preparativos para o Forrónindeua 2011 começaram em maio, com a realização do I Workshop de Quadrilhas Juninas. Brincantes, quadrilheiros e convidados participaram do evento que buscou inserir os integrantes de grupos juninos nas discussões sobre as políticas públicas de cultura no município. Na ocasião, o participantes puderam atualizar os conhecimentos sobre coreografia, maquiagem, cabelo e figurino, informações que possibilitarão às quadrilhas juninas a realização de apresentações cada vez mais bonitas e animadas ao público.

No último dia 20, o prefeito Helder Barbalho entregou R$ 30 mil em subvenções, como forma de incentivo aos grupos folclóricos que vão fazer a festa na quadra junina de Ananindeua. Ele aproveitou a ocasião para destacar a atenção da prefeitura ao resgate e manutenção da cultura popular. “Sempre buscamos fomentar as manifestações populares e o resgate cultural da nossa cidade, congregando bairros e municípios”, afirmou o prefeito.

Os grupos juninos também apresentam aos jovens formas positivas de diversão. “Nosso compromisso é fazer do Forrónindeua 2011 um espetáculo de resgate da nossa cultura e uma oportunidade de diversão para as famílias. Acreditamos no fortalecimento e na valorização da cultura, do esporte e do lazer”, destacou a Secretária de Cultura de Ananindeua, Nilse Pinheiro.

Além dos concursos e das atrações musicais, a festa junina de Ananindeua também terá a venda de artesanatos e de comidas e bebidas típicas de São João.

A segurança dos brincantes estará garantida durante os 10 dias de festa. As Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Delegacia de Polícia Administrativa, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, SAMU e as demais secretarias municipais trabalharão em conjunto para que o XV Forrónindeua seja um espetáculo de resgate da cultura popular, proporcionando diversão com segurança para toda a família.

O XV Forrónindeua vai até o dia 03 de julho, sempre a partir das 17h e com entrada gratuita.
No site
www.ananindeua.pa.gov.br está disponível a programação do evento.- Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ananindeua
(91) 3073 2133

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.