sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Segunda, 26 é o último dia de inscrições no curso de cinema do CCBEU – Belém.

O Curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica,  promovido pelo Centro Cultural Brasil-Estados Unidos em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, propõe uma reflexão sobre quatro temáticas essenciais na evolução da linguagem cinematográfica: o Film Noir, o Novo Cinema Alemão, a geografia do cinema europeu contemporâneo, e o legado de Metropolis.
O curso, ministrado por Miguel Haoni*, ocorre no período de 26 a 30 de setembro (segunda à sexta), das 18 às 22 hs, com investimento de 50R$. Inscrições na recepção do CCBEU (Padre Eutíquio, 1309). Informações: 3221-6100
Sobre as unidades:
Unidade um Mais escuro que a noite: o film noir
De que maneira o cinema B americano reagiu à crise dos ideais nos anos 40 e 50, integrando a fotografia expressionista, a ficção hard-boiled e o existencialismo no mais indefinível dos gêneros?
Unidade dois Opulência e insanidade no Novo Cinema Alemão
 Como se apresentou a tardia resposta cinematográfica alemã aos horrores da II Guerra e quem foram seus principais autores?
Unidade três Geografia do cinema europeu contemporâneo  Após a explosão das cinematografias nacionais européias nos anos 60 e 70 e de seu refluxo criativo nos anos 80 e 90, quais são hoje as principais expressões do filme de autor no velho continente?
 Unidade quatro A permanência do projeto Metrópolis
Porquê a superprodução de Fritz Lang tornou-se uma das mais elementares obras na história do cinema e de que maneira seus princípios floresceram em cinematografias posteriores?
*Miguel Haoni é cineclubista, diretor da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema. Coordenou os projetos Cine Uepa, Cinema na Casa e INOVACINE/FAPESPA . Participou do Cine EGPA , Sessão Maldita, Cineclube da Aliança Francesa, Coisas de Cinema e TV Clube, atualmente, coordena o Cine CCBEU e o projeto APJCC Debate de intervenção crítica no meio digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.