quarta-feira, 6 de junho de 2012

Xinguara: Circuito Esporte e Pró-Selo UNICEF movimenta escolas.

 

No ultimo domingo, dia 03 de junho, foi realizado no Distrito Rio Vermelho a segunda etapa do Primeiro Circuito Esporte e Cidadania realizado pelo grupo Pró-Selo UNICEF de Xinguara em parceria coma a Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Secretaria de Obras, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Programa Mais Educação e Sub-Prefeitura do Distrito rio Vermelho.
O evento contou com a participação  de mais de seiscentas crianças e adolescentes com a vivência de uma variedade de atividades (dança, capoeira, jogos de tabuleiro, ping-pong, basquete de rua, handebol, voleibol, golzinho, trilha de reis, jogo do quadrado, queimada, bandeirinha, pintura facial), o intercambio entre alunos da cidade (Escolas Raimundo Henrique de Miranda, Professor Acy de Barros, Professora Clementina Natal e Betel) com a comunidade local (Escola Padre João Luiz Purguy) e apreciação de apresentações culturais.  
Desse modo o evento objetivou a concretização do conceito de Esporte Educacional no qual as regras do jogo são flexíveis e adaptáveis e o maior propósito não é ganhar, mas aprender, ensinar e diverti-se. Por essa perspectiva esporte também é Cultura como manifestação de forma de viver de um povo e Cidadania, pela socialização dos espaços, integração dos indivíduos, educação, valorização da localidade, da diversidade e das diferenças (Esporte e Cidadania: Guia de Orientação para os municípios). Tal evento faz parte de uma das etapas do Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, em que o município de Xinguara está pleiteando o Selo.
O próximo passo será realização da Audiência Pública de Esporte e Cidadania, dia 12/06 a partir das 19hs00min na Câmara Municipal de Vereadores. Dessa forma a Audiência Pública será a oportunidade para a sociedade dialogar com o poder público sobre como a administração do município tem tratado o esporte e o lazer dos seus cidadãos. A conversa abrangerá garantia do direito a crianças e adolescentes de praticar esporte e a visão do esporte educacional. Será o momento de formalizar incentivos de esporte e cidadania e a possibilidade de incluí-las no orçamento municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.