terça-feira, 25 de dezembro de 2012


Xinguara: Escritor lança livro que conta de forma minuciosa a história da cidade “Raízes de Xinguara” 



Biografia, 
José Geraldo Gonçalves de Macedo, natural de Turmalina, Minas Gerais, nasceu em 22 de agosto de 1959. Com dois anos de idade seus pais mudaram para São Paulo. Começou a trabalhar muito cedo: foi auxiliar em fábrica de calçados, auxiliar na montagem de instrumentos musicais, cobrador de ônibus, bancário e radialista. Fez curso de teatro, escreveu algumas peças e atuou em São Paulo no grupo dos consagrados Plínio Marcos e Tereza Santos, com a peça “Agora Falamos Nós”. No início dos anos 1980, fez pequenos trabalhos para a Extinta TV Tupi, TV S, hoje SBT, e TV Bandeirantes.
        Profissionalizou-se como radialista, trabalhando na Rádio Gazeta AM 950, depois fez juntamente com o Evaristo de Carvalho no “Rede Nacional do Samba” na Rádio Record AM 1100. Na Rádio Cumbica AM 1550, fez o “Gerald Macedo Show”, em Guarulhos-SP. Na música, participou de alguns festivais: o Everedy da Record, e Festival Arizona, da rádio Globo. Em 1984 gravou um LP junto com vários cantores, logo depois gravou LP solo na gravadora Xororó, onde conheceu Amado Batista, Amilton Lelo, João Mineiro e Marciano, Valdick Soriano, Trio Parada Dura e Nilton Lamas, autor da música “Entre Tapas e Beijos”. A partir da gravação desse disco começou a viajar pelo Brasil, se apresentando também em garimpos da região amazônica.
      “Ao conhecer o pequeno povoado de Entroncamento do Xingu”, sentiu um encantamento pelo lugar, e uma profunda vontade de trabalhar por aqui, sobretudo quando foi lhe apresentado o Pedro Motta e o Antônio Pedrosa, incentivadores das artes cênicas e do folclore. Logo se juntou a esses para contribuir na produção de várias peças de Teatro e filmes. Foi se firmando por aqui, trabalhando na comunicação por quase vinte anos, sempre incentivando a cultura através dos seus programas na Rádio Xinguara AM 660 e Rádio União FM 104,9, da ACCPX (Associação Comunitária de Comunicação Popular de Xinguara).
Gerald Macedo é casado com D. Sandra Regina, pai de três filhos: David Alexandre, Adão Gerald, Guilherme de Jesus e uma neta Sabrina Thaina. Também é membro da Academia Xinguarense de Letras, jornalista autodidata e apaixonado pela cultura Xinguarense.
O LIVRO “Raízes de Xinguara”
Foi lançado na ultima sexta feira de 21 de Dezembro de 2012, durante a inauguração da UPA – Unidade de Proto Atendimento. Concretizando assim um sonho do autor e de muitos desta terra que como Gerald fizera dela seus lares amais mais de 30 anos. 


 TITULO: “RAÍZES DE XINGUARA”,
Autor: “GERALD MACEDO”
 Índice
 Prefácio:Agradecimento:
 Biografia:
 Apresentação:


Capítulo 01 Raízes de Xinguara Nossa Terra:
Capítulo 02 Como Foram Mortos os Índios na Região:
Capítulo 03 Promessas de Terras Férteis e Lucro Fácil:
Capítulo 04 Os Primeiros Moradores da Colônia PA-70:
Capítulo 05 O Folclore, Crença Folia de Santos Reis:
Capítulo 06 A Fundação do Povoado Entroncamento do Xingu:
Capítulo 07 O Ciclo das Madeiras e Principais Empresas:
Capítulo 08-  O Ciclo dos Conflitos e as Principais Fazendas:-
Capítulo 09  O Ciclo dos Garimpos de Xinguara e Serra Pelada:
Capítulo 10  Curiosidades no inicio de Xinguara:- ----
Capítulo 11  A Venda do Tião Nobre (Tião Surdo):
Capítulo 12  O Pioneiro de Xinguara:
Capítulo 13  Xinguara crescia dia noite:
Capítulo 14  As Primeiras Escolas no inicio de Xinguara:
Capítulo 15 Os Primeiros na Comunicação em Xinguara:
Capítulo 16  Instituições Financeiras e Filantrópicas:
Capítulo 17 Os Primeiros Times de Futebol em Xinguara:
Capítulo 18 Católicos, Evangélicos e Afro-Brasileiros no inicio:
Capítulo 19 A Criação do Município, Hist. dos Distritos e vilas:
Capítulo 20 Históricos dos Preitos no Município de 1983 a 2012:
Capítulo 21 O Início dos Partidos Políticos em Xinguara:- -----
Capítulo 22 Primeiras Legislaturas em Xinguara de 1983 a 2012:
Capítulo 23 Históricos dos Primeiros Bairros em Xinguara:- -
Capítulo 24O Município de Xinguara, Hoje até ano 2012:- -Capítulo 25-       Galeria de fotos-------------------------------------------------

Prefácio: Gerald Macedo, radialista bem conhecido do povo de Xinguara, ama sua cidade onde mora mais de vinte anos. E se
Prefácio: do livro raízes de Xinguara

Por Frei Henri Burin des Roziers.

O autor se propõe resgatar a formação do atual município de Xinguara e o faz a partir da memória de seus primeiros habitantes, da leitura que estes fazem hoje de fatos marcantes da luta pela posse da terra que deram origem à conquista do espaço territorial. Percebe-se o empenho do escritor em nomear cada um dos primeiros habitantes de acordo com a sua atividade profissional destacando a importância do serviço prestado à população como, por exemplo, o topografo que fez a demarcação e a distribuição dos lotes para os acampados no Entroncamento.
Constrói uma trajetória de como foi se dando a formação do comércio, a implantação das fazendas agropecuárias e a exploração predatória da madeira pela Indústria Madeireira. Faz um breve histórico do surgimento dos garimpos até a implantação das Mineradoras. Através de uma linguagem descontraída, o escritor vai fazendo surgir às instituições públicas e privadas que se fazem presentes no município bem como a representatividade política social e cultural que os pioneiros de outros Estados e Regiões conquistaram até hoje.
Os relatórios são de grande importância para os leitores que desejam preservar a memória dos pioneiros desta parcela da Amazônia Legal e daqueles que pretendem aprofundar os estudos sobre os diferentes aspectos desta realidade apontados aqui, tais como: a disputa pela posse da terra entre fazendeiros e posseiros, a questão ambiental que se desencadeia hoje com a presença das mineradoras, a implantação do agronegócio e a sobrevivência da agricultura familiar.
O autor desenha aqui um documentário que poderá compor o perfil da História da ocupação da Amazônia no cenário da realidade brasileira no período de 70 a 90.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.