quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


Al-Jazeera compra Current TV, canal americano de Al Gore

“Negócio tem por objetivo aumentar a presença da Al-Jazeera nos EUA.
Valor da operação não foi divulgado”

 canal de televisão americano Current TV, fundado em 2005 pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, anunciou foi vendido para a Al-Jazeera, emissora de notícias com sede no Qatar.
"Estamos orgulhosos e felizes de que a Al-Jazeera, a organização de notícias premiada internacionalmente, tenha comprado a Current TV", afirmam em um comunicado Gore, diretor da emissora com sede em São Francisco, e Joel Hyatt, o outro fundador do canal e diretor geral.A emissora não revelou os detalhes acordo fechado na quarta-feira (2) e que tem por objetivo aumentar a presença da Al-Jazeera nos Estados Unidos.  Analistas estimam o valor do negócio em até 500 milhões de dólares.
Sede do canal de televisão Current TV, em São Francisco (Foto: Reuters)



A Al-Jazeera afirma que lançará um "canal de notícias com sede nos Estados Unidos e que proporcionará notícias nacionais e internacionais para o público americano". O acordo deixa a Al Jazeera, que opera com o aval do emir do Catar e família, em competição mais acirrada com canais norte-americanos como CNN, MSNBC e Fox.
A rede baseada no Catar pretende substituir a Current TV nas mais de 40 milhões de residências para onde é atualmente distribuída com sua própria rede de notícias, chamada de Al Jazeera America. O sucesso da nova rede se baseia na manutenção desse nível de distribuição e da manutenção dos contratos da Current TV com as provedoras de TV a cabo do país.
A Al Jazeera vem tentando entrar no mercado a cabo norte-americano há anos, mas a rede até agora não conseguiu uma distribuição significativa por motivos políticos. A rede pan-árabe é vista por muitos como sendo antiamericana, principalmente no auge da Guerra do Iraque.
A Current TV não divulgou nenhuma informação sobre o futuro de seus programas, nem sobre o futuro da atual direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.