quarta-feira, 5 de junho de 2013

Proposta de Inácio garante expansão das universidades: Sul e sudeste do Pará contemplado   

Estimular a expansão e restruturação das universidades públicas estaduais e municipais é o que pretende o senador Inácio Arruda com a emenda de sua autoria apresentada ao Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com a emenda, este estímulo deverá acontecer através de apoio técnico e financeiro do Governo Federal.

O relator do Plano Nacional de Educação, aprovado na última terça-feira (29), na Comissão de Assuntos Econômicos, senador José Pimentel (PT-CE), acatou a emenda por considerar que estas instituições de ensino superior estaduais e municipais contribuem para o alcance das metas do PNE.

A emenda do senador Inácio Arruda é resultado dos debates da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades estaduais e municipais, da qual é vice-presidente, e das reivindicações da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O Senado aprovou a criação de três novas universidades federais, no Pará, no Ceará e na Bahia. As universidades serão criadas por desmembramento das universidades federais nos estados para atender novas regiões. Os três projetos, de iniciativa do Executivo, chegaram ao Senado semana passada e foram aprovados em regime de urgência. Agora, seguirão para a sanção presidencial.

As instituições criadas são a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá; a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) em Barreiras; e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte.

Os três projetos aprovados preveem a criação de cargos e de novos campi vinculados às universidades. Os campi adicionais ficarão nas cidades de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, no Pará; Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, na Bahia; e Icó e Brejo Santo, no Ceará.

Relator dos projetos que criam as universidades, Inácio Arruda (PCdoB-CE), ressaltou a necessidade das universidades para os estados, destacando que a UFCA beneficiará estados vizinhos. "Essa conquista é do Ceará, mas com grande impacto também na Paraíba, em parte de Pernambuco e mesmo do Piauí", salientou o senador.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.