segunda-feira, 14 de outubro de 2013


Brasil ganha primeira fábrica de transformadores de alta tensão do País
 
A inauguração de uma fábrica de transformadores de corrente e de potencial da empresa Balteau Produtos Elétricos foi realizada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (14), no município de Itajubá (MG). Localizada no sul de Minas Gerais, a fábrica é a única no Brasil que produz transformadores de instrumentos de alta tensão com capital 100% brasileiro. A nova unidade conta com 11 mil metros quadrados de área construída e passa a fabricar, além de produtos de baixa e média tensão, transformadores de corrente e de potencial até 550 kV. A Agência Brasileira da Inovação (Finep) é parceira da empresa.
Foram investidos R$ 50 milhões na construção da fábrica, que terá capacidade produtiva anual de 50 mil peças de baixa e média tensão e 2,3 mil peças de alta tensão. “A fábrica é um avanço no desenvolvimento tecnológico no País. É uma forma de capacitar-nos para termos mais competitividade da indústria e da economia. A Balteau mostra que tem uma aposta desafiadora. Um dos maiores fatores de aumento de produtividade é o investimento das empresas. A capacidade de exportação é de grande valor para empresas de um País”, destacou a presidenta.
Em seu discurso, Dilma disse ainda que “nada melhor para uma indústria que dispor de um horizonte de investimento no setor do qual ela investe”. Para ela, a meta “é buscar solidez macroeconômica e fomentar desenvolvimento tecnológico e inovação, para obter produtividade da indústria que gere emprego e renda”.
Mercado internacional
A empresa Balteau é referência na produção de transformadores e destina-se ao mercado nacional e internacional. Panamá, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana, EUA, Canadá, México, Peru, Equador, Chile, Argentina, África Do Sul, Reino Unido, Alemanha, Malásia, Indonésia, Tailândia e Austrália são países que exportam produtos da empresa.
“Registro a alegria de inaugurar em Itajubá mais um avanço, uma conquista da indústria brasileira, exclusivamente nacional. É uma plataforma que envolve cerca de 15 países, valorizando a inovação e absorção de tecnologia. Desejo sucesso ao empreendimento e a cidade de Itajubá”, destacou o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.
Desenvolvimento do Sul de Minas
“Acho que a nossa maior contribuição para o desenvolvimento da região e do Sul de Minas Gerais é dar suporte para o parque industrial da região, em especial em áreas de alto conteúdo tecnológico, como a indústria da informação, design house, e também eletroeletrônica, aeroespacial e de transportes”, enumerou Dilma.
A presidenta lembrou do programa Inova Empresa, que tem R$ 30 bilhões em recursos para incentivar a inovação das empresas brasileiras. Segundo a presidenta, “o futuro do País está nessa questão: empregos de qualidade, produtos com valor agregado. Nós somos um País que tem todas as condições para termos várias Itajubás. Dou todo apoio para construção de parques tecnológicos”, finalizou Dilma.
 Fonte: Portal Planalto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.