sábado, 16 de novembro de 2013

Empreendedores participam de Oficina em Xinguara

Economia Solidaria:
Empreendedores participam de Oficina em Xinguara



Foi realizado em Xinguara, na ultima sexta feira dia 15 de novembro, uma oficina de economia solidaria, com apoio do município, através da Secretaria municipal de desenvolvimento econômico, e articulação do Vereador Claudio Marques.
O evento é uma ação da Secretaria Nacional de Economia Solidaria em parceria do fórum paraense de economia solidaria, o encontro foi coordenado pelo especialista em economia solidária; João Claudio Arroyo, que falou a nossa reportagem, dos objetivos da oficina.
 Arroyo falou de três pontos que nortearam os trabalhos em Xinguara: a apresentação do projeto que irá garantir um curso no sistema de ensino a distancia por doze meses, a 140 empreendedores, da economia solidária no Pará, o debate que visa fomentar o conteúdo da lei de economia solidaria, que está tramitando no congresso nacional, e a preparação dos fóruns municipais; para realização das conferencias municipais, estadual e nacional de economia solidaria; que serão realizadas em 2014.
 Alem disso foi socializada em trabalhos de grupos temas específicos (como):                Socialização da leitura do movimento com crescimento compartilhado e igualitário, participação de todos, processo democrático, e divisão do lucro.
         Economia com direito a voz e participação de todos, formação do agente da economia solidaria; participação junto aos gestores para informar sobre economia solidaria, implantação como política publica nos municípios.
         A economia solidaria, vista como ajuda e caridade, não só pelo aspecto do consumidor, mas, também pelo próprio empreendedor, dificuldade do trabalho coletivo; sustentabilidade humana, econômica e ambiental; mudanças de cultura, e consumo consciente.
          Preocupação e compromisso ambiental, desenvolvimento humano, na geração de emprego e renda, divisão do lucro; moeda social troca entre os empreendedores como forma de fortalecer a economia; gestão própria, créditos confiança embasada nos aspectos e informação comunitária, criação de bancos comunitários, Experiência do credito popular através do Fundo Sol do município de Xinguara, entre outros.

 Participaram da oficina municípios do sul e sudeste do Pará: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara Rio Maria, e Conceição do Araguaia. “Economia Solidaria, é um princípio ideológico, é jeito, um modo de vida e acima de tudo um direito de produção diferente do que está posto, um pensar, um educar, um fazer, é o que pensamos pra futura, é um projeto” disse; Claudio Arroy.
Informações: Meire Marques
Reportagens e Fotos: Juarez Queiroz









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.