quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ALEPA  APROVA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA ADEPARÁ

Os deputados aprovaram por unanimidade e sob - reconhecimento declarado dos representantes das siglas partidárias que estavam presentes na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no final da manhã do ultimo dia 11 de dezembro o projeto de lei que dispõe sobre a criação do Plano de Cargos carreira e remunerações dos servidores do grupo Ocupacional - de Fiscalização em defesa e Inspeção agropecuária, e de suporte administrativo - da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Da galeria, mais de 30 servidores da Adegará acompanharam os pronunciamentos e a votação dos deputados na casa legislativa.

            Após parecer favorável das comissões de Justiça e Finanças da Alepa, um total de 34 deputados votou favorável ao PCCR da Adepará.  Com aprovação sem emendas ao Plano encaminhado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o mesmo está garantido no orçamento de 2014 e já passa a vigorar a partir de 1º de janeiro do ano que vem. 

Há dez anos sem contar com a organização da carreira profissional, servidores da Adepará participam de jornada de luta pelo reconhecimento profissional. Desde 2011, vinha sendo elaborado o processo do PCCR no âmbito dos poderes executivo e legislativa. Nesse período, dois movimentos grevistas aconteceram, um em 2012 e outro, recentemente, em 2013.

Segundo o diretor geral Mário Moreira, esse momento é um marco na história da Adepará.  “A aprovação do PCCR confirma o reconhecimento do servidor por parte do governo estadual. Com certeza esse foi um passo com caminhos difíceis e também importantes. Outras conquistas virão em decorrência da valorização dos servidores por meio do PCCR”, declarou Moreira.
            “Nós temos a certeza da importância do nosso trabalho, seja na agropecuária e na economia do estado, seja em favor da geração de emprego ou ainda no reconhecimento do Pará”, disse a servidora Ana Gabriela Pollari. Para ela, o momento é de satisfação apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do processo, porém, o mais importante é que agora existe um documento base que servirá de degrau para avançar na carreira dos profissionais da Adepará.  

Mário Moreira lembrou ainda o esforço empreendido por esta gestão para consolidar a aprovação do PCCR, que apresenta recomendações acerca da criação de uma carreira finalística e outra de suporte administrativo e operacional; a estruturação das carreiras em classes e referências de forma que o servidor possa progredir por meio de avaliação de desempenho e de qualificação profissional; da criação e instituição da gratificação por meio da titulação e do prêmio de produtividade e ainda o enquadramento do tempo de serviço.
            O projeto, de autoria do Executivo institui o regime estatutário estabelecido na Lei nº. 5.810/1994 e de parâmetros para a gestão de pessoas e de promoção do desenvolvimento funcional e remuneratório dos servidores.
            Os atuais servidores do grupo ocupacional de fiscalização em defesa e inspeção agropecuária passarão a constituir-se em cargos da carreira de defesa e inspeção agropecuária, que será composta por cargos de provimento efetivo de fiscal estadual agropecuário; agente fiscal agropecuário; e auxiliar de campo.
Enquanto que o grupo ocupacional de suporte administrativo será constituído pela Carreira de Suporte Administrativo e Apoio à Defesa Agropecuária com os seguintes cargos de provimento efetivo: técnico de nível superior; assistente técnico administrativo; assistente administrativo; assistente de informática; técnico de laboratório; auxiliar de laboratório; auxiliar operacional; e motoristas.
Entre as proposições, está contido no Plano, por exemplo, um ganho imediato de 4% a cada três anos trabalhado, ou seja, a proposta da Sead  permite que servidores especializados tenham um acréscimo de 10%, 20% ou até 30%, uma vez que a Agência de Defesa Agropecuária existe há doze anos. O Plano será aplicado a partir de 1 de janeiro de 2014, com impacto real de 35% na folha de pagamento da Adepará.

            Deputados da oposição não colocaram resistência na aprovação, pelo contrário, foram unânimes ao mencionar a importância que os servidores da Adepará possuem. O deputado do PSOL, Edmilson Rodrigues lembrou que não seria possível controle de endemias sem o trabalho dos profissionais da Adepará. “Vocês estão cumprindo a missão que lhes cabe. Esse trabalho técnico deve ser reconhecido. O Pará deve muito a vocês espero que consigamos manter o gado são. Vocês merecem nosso reconhecimento”, destacou o deputado.         
            O deputado José Megale, líder da base governista na Alepa, foi quem apresentou a proposta na casa legislativa. O deputado do PSDB disse que o PCCR da Adepará é uma conquista histórica. Ele mencionou os relevantes serviços prestados pelos servidores da Adepará e que o Governo do Estado fez valer a justiça ao encaminhar o PCCR como forma de incentivar, organizar e instituir melhorias para as carreiras em questão.

Reportagem: Christina Hayne

Edição: Juarez Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.