terça-feira, 27 de maio de 2014

Xinguara:
Hospital Municipal moderniza atendimento à pacientes com o projeto Telemedicina Pará

Inovação no atendimento a pacientes tem sido um dos fatores do sucesso dos trabalhos realizados no Hospital Municipal de Xinguara (HMX), por meio da secretaria municipal de saúde. Nesta segunda-feira (26), os pacientes ganharam mais uma novidade. Através da parceria com o governo do estado foi implantado o sistema telemedicina do Pará, que permite a realização de exames de eletrocardiograma de forma rápida e eficaz.
Atualmente o Hospital Municipal de Xinguara realiza por semana, cerca de 30eletrocardiogramas, de um total de 40 pacientes atendidos por um cardiologista. “Esse é mais um avanço da administração municipal que tem investido na melhoria da saúde da população. A partir de agora os pacientes vão poder ter um diagnóstico rápido, e assim ter mais chances de salvar a vida” avaliou Janaina Pereira, diretora do HMX.
Oprincipal objetivo da Telemedicina Pará é ampliar o acesso a diagnósticos mais rápidos e dessa forma iniciar o tratamento imediatamente com grandes chances de reverter o quadro clínico de pacientes que necessitam de uma avaliação mais urgente.
Segundo a o cardiologista, Ivan Ferreira,responsável pela implantação do projeto em Xinguara, a ideia é permitir que o HMX,por meio de um sistema informatizado, possa gerar imagens dos exames para que os laudos sejam realizados por especialistas em um período de no máximo 24h. “A telemedicinanos permite, ajudar pacientes a ter um diagnóstico preciso com um mínimo de tempo possível. Em caso de emergência o laudo é transmitido em até 10 minutos para a avaliação e procedimentos médicos” afirmou o cardiologista.
Como funciona
O suporte é oferecido por internet, através de um contato direto entre o médico solicitante, que tem a sua frente o paciente, e o cardiologista de plantão, que recebe, à distância, as informações em tempo real, repassa o diagnóstico preciso e o recurso terapêutico recomendado. Com isso, a reversão do quadro clínico do paciente é imediata, o que evita óbitos e sequelas graves nos pacientes.
Atualmente o projeto de Telemedicina Pará está implantado além e Xinguaraem mais14 municípios do Pará. A expectativa é que sejam realizados no HMX cerca de 200 eletrocardiogramas por mês. - Mayrla Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.