quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Parlamento Europeu aprova pedido de divisão do Google na Europa

Moção não tem poder para desmembrar operações da empresa no bloco.
Deputados querem pressionar Comissão Europeia, que investiga o Google.

O Parlamento Europeu votou e aprovou nesta quinta-feira (27) uma moção que sugere o desmembramento dos serviços na internet oferecidos por uma mesma empresa, o que visa a divisão de empresas como o Google.
O órgão não pode decidir pela divisão de empresas. Com a resolução, debatida na quarta-feira, porém, pretende enviar uma mensagem à Comissão Europeia, o braço Executivo da União Europeia, que move um processo contra o Google por abuso de posição dominante.
Os deputados europeus aprovaram a resolução com 384 votos, 174 votaram contra e 56 se abstiveram, segundo a agência de notícias "France Presse".
Sem poder vinculante, a votação é puramente simbólica. O Parlamento adota dezenas de resoluções, mas esta em particular, chamada de 'Resolução para a Defesa dos Consumidores no Mercado Digital', mesmo sem citar o Google, está dirigida à empresa. A moção pede à Comissão "que considere as propostas destinadas a desvincular os motores de busca de outros serviços comerciais".
"Queremos dar um sinal forte à Comissão Europeia, mas também às empresas americanas, como Google", afirmou semana o deputado socialista Marc Tarabella, da Bélgica. "Sou contra os monopólios", afirmou o deputado liberal pela Espanha, Ramón Tremosa. "[O Google] controla 90% do mercado dos motores de busca em muitos Estados membros, e o tratamento preferencial dos serviços que oferece é claro e está provado", acrescentou.
A embaixada dos Estados Unidos expressou preocupação. Informou ser necessário pedir que "todo processo para identificar possíveis prejuízos à concorrência e suas possíveis soluções se baseiem em soluções objetivas e imparciais e não politizadas".
A Comissão começou a investigar o Google em novembro de 2010 sob a suspeita de abuso de sua posição dominante. A acusação é de que a empresa privilegia seus serviços nos resultados de busca enquanto "esconde" as ferramentas concorrentes. A Comissão já fez três vezes modificações nas soluções propostas pelo Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.