quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

BANCADA FEDERAL DO PARÁ VAI A MINISTRO REIVINDICAR PROJETOS PARA SOLUCIONAR AS INTERDIÇÕES NA BR-163

O Senador Paulo Rocha (PT-PA), coordenador da bancada federal do Pará e demais membros do colegiado, deputados estaduais e vereadores das cidades as margens da BR – 163 foram recebidos pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para pedir solução para os problemas de eletrificação no povoado Moraes Almeida, em Itaituba, e a aéreas de garimpos como: Crepurizinho e Crepurizão. A via também foi fechada na altura de Novo Progresso, sudoeste paraense.
De um lado, trabalhadores rurais da agricultura familiar reivindicam a expansão de uma rede elétrica do programa “Luz para Todos”; do outro, índios Kayapós reivindicam a construção de uma Casa Indígena e melhorias no atendimento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), além do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do “Terra Nossa”.

Durante a reunião o ministro de Minas e Energia, garantiu aos representantes daquela região, disse que vai resolver com as Centrais Elétricas do Pará – Celpa, que tem contratos e obrigações de instalações de linhas de alta tensão para que seja levada energia elétrica a todos moradores da região.

Para o senador Paulo Rocha, este problema é uma questão que a bancada vem trabalhando há algum tempo. “Para resolver a situação é necessário um esforço conjunto das forças políticas, em elencar todos os problemas e buscar resolvê-los em conjunto com mais celeridade”, recomendou o senador.

Investimentos na região

O ministro Eduardo Braga informou, ainda, que a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL irá licitar linhas de transmissão no mês abril.

Os novos empreendimentos de transmissão da rede básica serão leiloados pela Agência no dia 13/04, às 10h na sede da BM & FBOVESPA S.A., em São Paulo. O edital do certame (Leilão nº. 13/2015) foi aprovado em (23/02) pela diretoria colegiada da Agência durante a 5ª Reunião Pública Ordinária. Serão implantados aproximadamente 6.500 km de linhas de transmissão e 10.560 MVA em capacidade de subestações.

Após análise das contribuições recebidas durante a audiência pública 080/2015, que discutiu a minuta do edital, e de reuniões de avaliação com o Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema (ONS), a Agência resolveu pela retirada de parte de alguns lotes e reestruturação de outros, o que culminou na divisão do certame em duas etapas.


 Assessoria de Comunicação - Senador Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.