terça-feira, 22 de novembro de 2016

Na 2ª Conferência Livre da Estatuinte Unifesspa, a comunidade universitária e membros da sociedade civil focaram os diálogos sobre a discussão dos princípios filosóficos, político-pedagógicos e metodológicos que devem nortear a Unifesspa nos próximos anos. Com o eixo temático “Organização didático-científica” foram discutidos, entre outros pontos, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco da Instituição no seu contexto regional e na defesa da multiculturalidade.
Participaram da mesa redonda, realizada na manhã da ultima quinta-feira (17), no auditório da Unidade I do Campus de Marabá, a professora do IFPA, Campus Rural de Marabá, professora Suely Ferreira; a educadora Kaigang e coordenadora do setor de Educação Escolar Indígena na 4ª URE, Rosani Fernandes; e os estudantes Fabiano Júnior da Silva e Carlos Gabriel. A mesa foi mediada pela professora Hildete Pereira, representante docente na Comissão Organizadora Estatuinte.
“Hoje nós somos mais de 10 mil indígenas fazendo cursos de graduação e pós-graduação e a universidade precisa repensar a sua estrutura atendendo a essa realidade. Nós entendemos que o ensino superior é uma ponte não apenas para nos levar a um canudo, mas sim a possibilidade para ter conhecimento e dialogar com os não indígenas, em defesas dos nossos direitos”, afirmou a educadora Kaigang, Rosani Fernandes.
A professora do IFPA, Suely Ferreira ressaltou a importância de uma transformação na Universidade para além de seu documento escrito, o estatuto. “A gente sabe que o Estatuto sozinho não dá conta dessa transformação que necessitamos. É preciso o debate constante para a prática e a revisão das posturas no contexto da universidade”, enfatizou.
Os estudantes Fabiano Júnior da Silva e Carlos Gabriel também conduziram suas falas ressaltando a importância de construir uma universidade plural e que atenda aos diversos segmentos da Instituição. “Sonho com uma universidade menos burocratizada e com mais diálogo, que seja representativa e inclusiva”, afirmou Carlos Gabriel.
Fabiano Júnior ressaltou o slogan da Estatuinte que simboliza a proposta concreta para a construção da Universidade. “Participar é construir, diz o slogan e é dessa forma que vamos construindo nossa história, nosso futuro, no debate dia a dia”, afirmou Fabiano Júnior.
Após as palestras, foi aberto o debate com intensa participação do público presente. As falas e debates discutidas nas conferências livres estão sendo sistematiza pela Comissão Organizadora durante os grupos de trabalhos.  À tarde, acontecem os grupos de trabalhos nas salas 20, 21 e 22 do prédio de Direito, a partir das 14h.
Todas as atividades das conferências livres estão sendo transmitidas, ao vivo, pela internet por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/unifesspa-eventos; e também pelo Facebook: estatuinte.unifesspa.oficial.  Todas as informações sobre o processo estatuinte estão disponíveis no site estatuinte.unifesspa.edu.br. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.