segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

NOTA PÚBLICA
FALTA DE SEGURANÇA AUMENTA A CRIMINALIDADE EM BELÉM

Não podemos ser cúmplices desta tragédia que banaliza a vida humana

A morte, nas últimas horas, de dezenas de pessoas, após o assassinato de um policial da Rotam, é chocante e revoltante. Repete-se a mesma tragédia do final de 2014, quando também várias pessoas foram executadas por supostos “justiceiros”. A repetição desses acontecimentos revela a incapacidade do Estado em apurar e punir os mandantes e executores de crimes que têm ceifado a vida de jovens que vivem na periferia da Região Metropolitana de Belém.

A maioria das vítimas é pobre e negra, o que revela uma preocupação seletiva dos executores e mandantes de tais crimes. Não podemos ser cúmplices dessa tragédia e dessa concepção que banaliza a vida humana. Exigimos que todos os crimes contra os policiais, guardas municipais e qualquer agente público sejam apurados e punidos da mesma forma como daqueles que não fazem parte de nenhum tipo de corporação.

As rebeliões e disputas entre facções do crime organizado, dentro das penitenciárias, também são chocantes e revelam a falência do sistema carcerário em todo o Brasil. É obrigação dos governos federal e estaduais encontrar soluções para conter esse estado de barbárie que coloca o nosso País na contramão da marcha civilizatória.

A vida é um dom de Deus e só ele pode tirá-la. Nossa solidariedade e condolências a todos os familiares e amigos das vítimas da violência. E que possamos cerrar fileiras em defesa do Estado de Direito, que foi constituído para mediar os conflitos e não para ser cúmplice ou omisso em relação à violência que está destruindo vidas e a fé nas instituições públicas.

Senador Paulo Rocha – PT-PA.


ANTONIO JACINTO INDIO

Assessoria de Comunicação - Senador Paulo Rocha (PT-PA).


Senado Federal 
Anexo II, Ala Teotonio Vilela, Gab. 08

70165-900 Brasília - DF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.