terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Xinguara registra mais de 170 casos de febre chikungunya em 21 dias
Município está em estado de alerta, com índice de infestação de 17%.
Dois óbitos foram confirmados, outros três casos estão sob investigação.
Do G1 PA
município de Xinguara, no sul do Pará, registrou somente nas três primeiras semanas deste ano 174 casos de febre chikungunya. O município está em estado de alerta, alguns bairros apresentam índices de infestação predial de 17%, estando muito acima do percentual máximo de 1% recomendado pelo Ministério da Saúde. Foram confirmados dois óbitos, outros três casos estão sob investigação. 
Diante da complexidade do evento, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e as secretarias de Xinguara, realizaram reuniões para o planejamento de uma força-tarefa, voltada para o combate e controle do Aedes aegypti no município.
Mutirão vai orientar preventivamente população sobre a eliminação dos depósitos e focos do Aedes aegypti. As ações também incluem a utilização do carro fumacê, limpeza dos bairros, atendimento de denúncias recebidas por meio do Disque Dengue e avaliação no local por agentes de fiscalização.
A Sespa também já pediu o apoio do Ministério da Saúde e atua com a investigação e reforço de medicação, entomológica e clínica dos casos graves suspeitos, com o apoio de uma equipe do Instituto Evandro Chagas.
Recomendação
Diante deste quadro, Sespa pede que a população colabore com as atividades em andamento, usem frequentemente repelentes durante o dia e prefiram roupas de manga longa e de cores claras. Também é recomendado evitar a aglomeração de pessoas em locais com indivíduos suspeitos de terem contraído o vírus.
Sintomas
O vírus da febre chikungunya é transmitido pelo mesmo vetor da dengue e da zika, o Aedes aegypti, e provoca febre e dores musculares. A chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores podem permanecer por meses, e até anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.